Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista - Munó

Blog

Nosso diário quinzenal

Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista

No dia 14 de dezembro, a Munó em parceria com o CAU-GO, MDR Marmoria, Dell Anno, Casa Mia e JL Interiores realizou no Kinoplex, o evento em homenagem ao dia Nacional do Arquiteto e Urbanista (oficialmente dia 15 de dezembro).

O evento recebeu os profissionais de Arquitetura e Urbanismo para celebrarem juntos em uma sessão especial do filme Paisagem, Um Olhar sobre Roberto Burle Marx.

O documentário mostra toda a contribuição do paisagista brasileiro à flora nacional. Dirigido e escrito por João Vargas Penna, o filme é um passeio pela arte e personalidade de Roberto Burle Marx, que também era pintor, cozinheiro e cantor, facetas estas pouco conhecidas do grande público.

 

 

Nascido em São Paulo, filho de judeu alemão e católica pernambucana, Burle Marx foi precursor da ecologia e defesa do meio ambiente. O paisagista valorizava as plantas nativas e descobriu muitas espécies novas, em viagens de coleta e pesquisa por todos ecossistemas brasileiros, que fazem parte de uma enorme coleção de plantas vivas localizada no sítio onde morou.

A narração do documentário, baseada em falas e textos de Burle Marx, acompanha imagens das obras do paisagista. Os destaques ficam para o Sítio Burle Marx, o Parque do Flamengo e o Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, a fazenda Tacaruna e Vargem Grande, além da Praça Euclides da Cunha, em Recife, o Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, e projetos na França e Venezuela.

O filme contou com a consultoria e a participação de José Tabacow, ex-assistente, sócio e parceiro de Burle Marx em vários projetos como a orla de Copacabana.